Idealizado a partir dos princípios dos colegas Nut. Ms. Valéria Paschoal e Nut. Farm. Gabriel de Carvalho, o Centro Brasileiro de Nutrição Funcional foi fundado em 9 de julho de 2004, em Porto Alegre.

Desde que começaram as duas primeiras turmas de Pós Graduação em Nutrição Clínica Funcional (pelo CVPE / UnIb – www.vponline.com.br/cvpe), em Porto Alegre e São Paulo (março de 2003), percebemos que os conhecimentos da Nutrição Funcional não poderiam se restringir a uns poucos nutricionistas.

Assim, pelo esforço pessoal de nossa colega Ângela Maria Gindri Martins, hoje membro da Diretoria do CBNF, iniciou-se toda a organização legal da instituição. O diferencial importante, que determinamos desde o início, é que seríamos uma entidade sem fins lucrativos.

Com algumas reuniões, iniciamos a conversar e planejar como seria o CBNF, quais seriam seus objetivos e metas, quem seriam os sócios, como se daria a inter relação com os membros, etc. Enfim, tudo o que estamos realizando agora!

Todos sabemos que a Nutrição é essencial a vida de todos os seres humanos. No CBNF, estamos trabalhando com a certeza de que, no futuro, Nutrição Funcional é a nutrição que será feita por todos os nutricionistas, e não precisaremos mais adjetivá-la como “Funcional”, mas simplesmente “boa nutrição”.